1. Home
  2. M DE MÚSICA
  3. Indiegente Live: “Uma reunião de muita gente boa”.

Indiegente Live: “Uma reunião de muita gente boa”.

0
0

No dia 13 de Outubro, o Lisboa Ao Vivo é o cenário para as comemorações de duas décadas de Indiegente. Adolfo Luxúria Canibal, Tó Trips, Surma, Señoritas, Mazgani, Sean Riley, Sam Alone ou Fast Eddie Nelson são alguns dos nomes que vão marcar presença no Indiegente Live.

 

De certa forma, Nuno Calado sempre soube que queria fazer um programa como Indiegente. Mesmo quando não pensava em fazer rádio e, apenas, se deliciava com o poder da música. Ou, até, quando o nervoso miudinho da sua estreia atrás dos microfones o fez transpirar tanto que a leitura de um curto texto o levou a deixar marcas de suor na mesa de uma estação pirata baseada em Almada. É a música que o leva a mudar-se, mais tarde, para a Rádio Baía e é aí que Jaime Fernandes, nome maior da rádio e tremendo divulgador de música em Portugal, o encontra e convida para alinhar na RDP. Os primeiros passos na rádio pública são dados na Antena 1 mas os astros estavam alinhados para que continuasse a fazer história: a venda da Rádio Comercial deixa algumas frequências em aberto e Jaime Fernandes achava que, à semelhança do que fizera na Rádio Renascença, a RDP também devia ter um canal para um público mais jovem. A Antena 3 nasce com profissionais da Antena 1 mas também com novas contratações e nomes chegados da (então) extinta Rádio Energia. Nuno Calado, claro, também estava lá. O sonho de assinar um programa de música alternativa viria a concretizar-se em 1997 – e, assim, nascia Indiegente. Duas décadas depois, Nuno Calado continua a deixar-se guiar pela vontade de divulgar e nunca deixou de se deliciar com o poder da música. Deu a cara nos ecrãs da SIC Radical, ao acompanhar os festivais de Verão, realizou dois documentários e ainda assinou a programação, por exemplo, do Palco Indiegente, na edição 2016 do Reverence Valada. É, aliás, aí, que surgem as primeiras sementes para aquilo que vai acontecer no dia 13 de Outubro no Lisboa Ao Vivo: Indiegente Live pode ser a celebração de duas décadas de existência do programa de Nuno Calado na Antena 3 mas é muito mais – é um encontro de amigos, um festival de parcerias e uma reunião de muita gente que, como Calado, continua a acreditar e a deixar-se deliciar pelo poder da música.

Ana Ventura Ana Teresa Ventura trabalhou na Blitz durante dez anos e hoje podemos vê-la tanto em festivais de verão cobertos pela SIC, como na sua rubrica, M de Música do programa Mais Mulher, na SIC Mulher.

LEAVE YOUR COMMENT