1. Home
  2. Notícias
  3. Pianoramix é a viagem dos Madrepaz à música clássica

Pianoramix é a viagem dos Madrepaz à música clássica

Pianoramix é a viagem dos Madrepaz à música clássica
0
0

Álbum de versões ao piano já está disponível

Enquanto se preparam para regressar aos álbuns, os Madrepaz apresentam Pianoramix, o longa-duração onde se reinterpretam, ao piano, versões que servem para “matar saudades, adormecer crianças, e ser ouvido como interlúdio das novas histórias por contar”, pode ler-se em comunicado de imprensa.

Como explica João Barreiros, “quando o Pedro da Rosa me desafiou a gravar versões ao piano das canções do primeiro álbum dos Madrepaz, não havia nenhum plano para editar um disco, nem sequer de as disponibilizar ao público. O propósito destas singelas gravações era simplesmente o de adormecer bebés (na verdade um bebé em particular, uma vez que o Pedro tinha acabado de ser tio). Nesta altura tínhamos acabado de lançar o nosso primeiro disco, Panoramix, pelo que todas estas canções são dele provenientes. O tempo passou, seguimos nas nossas aventuras, outro disco e outras crianças nasceram. Estas gravações ficaram esquecidas na gaveta. No final do processo (e uma vez mais por brincadeira), surgiu um pequeno medley das mesmas músicas, orquestradas com instrumentos virtuais tocados com um teclado MIDI, que decidimos também incluir nesta edição e a que chamámos Panorasuite. Pianoramix é, pois, um disco muito sincero e despreocupado, uma vez que nunca teve outro propósito que não o de consumo interno pelos membros da banda e alguns familiares próximos. Foi gravado de um fôlego só, de improviso e sem preparação.
Confesso que me senti até um pouco reticente quando nos propusemos a disponibilizar estas gravações tão caseiras ao público. Afinal os arranjos não foram trabalhados e a própria execução está longe de ser perfeita. No entanto, re-ouvindo estes ficheiros antigos, perdidos no fundo do computador, acabei por me render à ideia. Estas versões relembraram-me memórias de um período da nossa história, mas também porque este caráter cru, despido e espontâneo representa uma faceta tão natural aos Madrepaz, que talvez não tenha sido muito representado na nossa discografia, sempre mais ponderada e devidamente aprimorada. Apresentamo-vos, pois, Pianoramix, o Panoramix ao piano. Um disco que nunca se propôs a sê-lo e que esteve quase para não ver a luz do dia”.

O novo álbum de originais dos Madrepaz deverá ser editado em 2022, o mesmo ano em que a banda prevê o regresso aos palcos.

Foto: Diogo Grilo

tags:
Ana Ventura Ana Teresa Ventura trabalhou na Blitz durante dez anos e hoje podemos vê-la tanto em festivais de verão cobertos pela SIC, como na sua rubrica, M de Música do programa Mais Mulher, na SIC Mulher.

LEAVE YOUR COMMENT