1. Home
  2. Notícias
  3. Blue World é o álbum inédito de John Coltrane

Blue World é o álbum inédito de John Coltrane

Blue World é o álbum inédito de John Coltrane
0
0

Registo vai ser editado a 27 de Setembro

Gravado em 1964 e nunca antes publicado, Blue World é o álbum inédito de John Coltrane que vai chegar aos escaparates, em CD, vinil e digital, no dia 27 de Setembro. Com Coltrane ladeado pelo seu Classic Quartet, Blue World reúne versões de algumas das suas obras mas célebres, registadas nos Van Gelder Studios, em Nova Jérsia.

Segundo descrito em comunicado de imprensa, “no início de 1964, ano em que gravou A Love Supreme, Coltrane foi abordado pelo cineasta canadiano Gilles Groulx. Groulx estava a planear o seu filme Le chat dans le sac, uma história de amor que se passa em Montreal e que toma contornos políticos. Um grande fã de Coltrane, Groulx estava “obcecado” em ter Coltrane na banda sonora do seu filme. Groulx abordou Coltrane através do contrabaixista Jimmy Garrison e, surpreendentemente, Coltrane acedeu ao pedido. Entre as gravações de Crescent e de A Love Supreme, em junho de 1964, John Coltrane levou Jimmy Garrison, Elvin Jones e McCoy Tyner até aos Van Gelder Studios para fazer algo sem precedentes no mundo de Coltrane: revisitar e gravar as suas primeiras obras”.

“Blue World revela o progresso pessoal de Coltrane, bem como a consistência interactiva e os detalhes sonoros que o Classic Quartet afirmou como a sua assinatura sonora em 1964. Esta assinatura era tão segura quanto dramática, tão viva e diferente da sonoridade que Coltrane tinha revelado até então. E é significativo que esta sessão de gravação – independentemente do seu objectivo inicial – tenha acontecido entre dois dos discos de Coltrane mais expansivos e espiritualmente transcendentes, que acabaram por distinguir o resto da sua carreira musical”, pode ainda ler-se.

Blue World vai ser editado no dia 27 de Setembro mas já está disponível em pré-venda.

O vídeo que acompanha “Blue World” pode ser encontrado aqui.

Ana Ventura Ana Teresa Ventura trabalhou na Blitz durante dez anos e hoje podemos vê-la tanto em festivais de verão cobertos pela SIC, como na sua rubrica, M de Música do programa Mais Mulher, na SIC Mulher.

LEAVE YOUR COMMENT