Home Notícias NOS Primavera Sound – A Casa da Música

NOS Primavera Sound – A Casa da Música

NOS Primavera Sound – A Casa da Música
0

NOS Primavera Sound regressa de 9 a 11 de Junho, Parque da Cidade, Porto

Quando se fala em festivais urbanos, poucos são aqueles que assumem tamanha relevância: não será caso para menos. Na última década e meia, por Barcelona, os maiores nomes da constelação musical têm chamado casa ao Primavera Sound. Mas não só – também por ali se fazem as maiores apostas e se revelam os projectos que, nos anos seguintes, se tornariam incontornáveis. Por isso, foi com orgulho que, em 2012, o Porto recebeu o primeiro irmão além-fronteiras do festival catalão. Olhando para as edições anteriores do NOS Primavera Sound, os vultos são imensos: de Nick Cave a Blur, de Pixies ao derradeiro concerto de Antony. A edição 2016, claro, não foge à tradição.

Se fosse preciso citar apenas dois nomes, a escolha seria simples: o mítico Brian Wilson viaja até ao Parque da Cidade, no Porto, para interpretar, de uma ponta a outra, a obra maior dos Beach Boys – no ano em que Pet Sounds completa o número redondo das cinco décadas de existência; e, depois, há PJ Harvey. Graciosa, elegante, rockeira, brilhante, muitos poderiam ser os adjectivos pertinentes de acompanhar Ms Polly Jean. Ficamo-nos por descrevê-la como uma das mais importantes artistas das últimas três décadas, desta feita, com encontro marcado com o seu novíssimo The Hope Six Demolition Project, uma espécie de jornalismo tornado canção, onde são narradas observações feitas, um pouco por todo o mundo, dos Estados Unidos ao Kosovo ou Afeganistão.

Mas três dias de concertos, espalhados por quatro espaços, não se resumem a dois nomes: o regresso dos franceses Air e a introspecção dos islandeses Sigur Rós, o pós punk furioso das Savages ou a pop honesta dos Wild Nothing, são motivos de interesse. Como são os nomes portugueses que alinham no cartaz do NOS Primavera Sound 2016: a intimidade dos Sensible Soccers ou a electrónica dos White Haus vão marcar presença no Parque da Cidade, assim como os Linda Martini que, em 2016, editaram o magnífico Sirumba.
Durante três dias, o cenário idílico do Parque da Cidade, no Porto, torna-se uma verdadeira casa da música.

Ana Ventura Ana Teresa Ventura trabalhou na Blitz durante dez anos e hoje podemos vê-la tanto em festivais de verão cobertos pela SIC, como na sua rubrica, M de Música do programa Mais Mulher, na SIC Mulher.

LEAVE YOUR COMMENT