Home Notícias Obrigado, Carlos do Carmo

Obrigado, Carlos do Carmo

Obrigado, Carlos do Carmo
0

E Ainda…, o último álbum do fadista, vai ser editado a 16 de Abril

2021 chegava com um murro no estômago, com a notícia da morte física de Carlos do Carmo. Mas os artistas, os grandes artistas, nunca morrem. No dia 16 de Abril, vai chegar às lojas E Ainda…, o ultimo álbum gravado pelo fadista, que deixou, assim, como herança, um discos de inéditos. “Um disco todo preparado por ele, com a exigência e dedicação que lhe conhecemos todos durante quase 60 anos de carreira. Apesar de ter edição póstuma, E Ainda… foi todo ele concebido e criado em vida”, pode ler-se em comunicado de imprensa.

E Ainda… é, então, o último disco de Carlos do Carmo, com toda a carga histórica e simbólica que isso lhe imputa. Foi gravado ao longo de três anos e chegará às lojas fruto da intuição e da certeza de que “tinha coisas para cantar”, como referiu na entrevista incluída na edição deluxe deste disco. Aqui, seleccionou as palavras de Hélia Correia, Herberto Helder, Julio Pomar, José Saramago, Vasco Graça Moura, Sophia de Mello Breyner e Jorge Palma e “afadistou-os”. “Para mim não faz sentido cantar o fado sem bons poetas”, referiu.

Recorde-se que Carlos do Carmo se tinha despedido dos palcos com um concerto, no Coliseu dos Recreios, onde celebrou os seus 80 anos de vida. E Ainda… sucede a À Noite, o seu ultimo álbum de fados acompanhado à guitarra. Na última década, no entanto, Carlos do Carmo trabalhara com Maria João Pires e Bernardo Sassetti, em registos ao piano, ao passo que, em Fado É Amor, revisitou temas da sua carreira ao lado de toda uma nova geração que o tem como mentor e referência no fado”.

LEAVE YOUR COMMENT