1. Home
  2. Notícias
  3. Com o #aovivooumorto, nasceu o Circuito

Com o #aovivooumorto, nasceu o Circuito

Com o #aovivooumorto, nasceu o Circuito
0
0

Rede nacional reúne perto de três dezenas de salas de espectáculo e clubes

Foi das primeiras actividades a parar com a pandemia do coronavírus e é uma das que mais teima a recuperar: pelo meio, ao fim de seis meses, os clubes e salas de espectáculo, de Norte a Sul do país, vêem a sua sobrevivência em risco.

Nasceu, por isso, o Circuito, apresentado como “a principal rede nacional para a valorização, protecção e desenvolvimento das salas e clubes com programação própria de música ao vivo. Atualmente, o Circuito é constituído por 27 salas de todo o país. Ao todo, estas salas promoveram, em 2019, 7.537 atuacções musicais, envolvendo dezenas de milhares de autores, intérpretes e outros profissionais do espectáculo, para uma audiência de 1.178.847 pessoas”.

Contando na sua génese com espaços como Musicbox ou Lux, em Lisboa, e Hard Clube ou Maus Hábitos, no Porto, a Circuito nasce porque “a sobrevivência destas salas está em risco iminente” e lança desde logo o mote: “apelamos a que se juntem nesta fila. Um Festival que é uma manifestação que é uma fila. Uma fila de público, artistas e todos os profissionais do sector da música e das artes para quem a prática cultural está suspensa ou muito limitada. 6 meses após o início da pandemia, as salas e clubes de música ao vivo continuam encerradas, sem apoios e sem estratégias públicas de protecção e valorização. Para evitar que o circuito chegue ao fim, junta-te a esta fila”, lê-se em comunicado de imprensa.

“No dia 17 de Outubro, às 15:00, o Circuito faz-se ouvir numa concentração em [Lux] Lisboa, [Maus Hábitos] Porto, [Sociedade Harmonia Eborense] Évora e [Carmo 81] Viseu. Serão convocados artistas, profissionais do espetáculo e público para se juntarem a esta causa com uma mensagem capaz de ecoar pelos corredores políticos. São mais de 300 os artistas nacionais que já assinaram este cartaz.”

Ana Ventura Ana Teresa Ventura trabalhou na Blitz durante dez anos e hoje podemos vê-la tanto em festivais de verão cobertos pela SIC, como na sua rubrica, M de Música do programa Mais Mulher, na SIC Mulher.

LEAVE YOUR COMMENT