1. Home
  2. Notícias
  3. III é o novo álbum de Rui Massena

III é o novo álbum de Rui Massena

III é o novo álbum de Rui Massena
0
0

Registo foi gravado em Berlim e no Porto

2018 marca o regresso de Rui Massena aos álbuns: III é o seu terceiro álbum e vai ser editado no dia 3 de Novembro.

Produzido pelo próprio Rui Massena e por Mário Barreiros, o sucessor de Ensemble, de 2016, foi registado em Berlim e no Porto, sendo descrito pelo seu autor como “um disco de grande avanço para mim”, “um resumo do que fiz até agora em palco”.

Da passagem pela cidade alemã, onde os trabalhos decorreram com Tobias Lehman, Massena explica que “a ideia foi escolher um estúdio com grande acústica, com um piano que está constantemente em uso, como um carro de fórmula 1 que está sempre a ser afinado”, ou seja, um Steinway usado habitualmente pela Filarmónica de Berlim. Já na Invicta, o compositor e maestro português foi acompanhado pelos cinco músicos com quem tem partilhado o palco ao longo do último ano. “Mas esta não é a Band que se ouviu em palco”, esclarece Massena. “Em palco, a Band era um projecto muito mais de ruptura, enquanto neste disco procurei encontrar um certo equilíbrio entre coisas que aprecio muito, juntar à minha formação clássica algo do som electrónico que se faz hoje em dia. Procurei manter a emotividade do meu segundo álbum e acrescentar um processo de fusão, electrónica e acústica. Abordei uma linguagem que desconhecia até pegar nela desta maneira e a organizar”.

Para Massena, III, que já está disponível em pré-venda, “continua a ser a minha música: promove a tranquilidade que eu considero fundamental, com algo se quiser de terapêutico. Contém a emotividade que me faz vibrar e acrescenta-lhe um novo vocabulário, sons organizados de maneira desafiadora. O desafio com a Band foi descobrir novos sons, aumentar o meu léxico, tentando criar conjugações sonoras originais. E, no fim deste processo, reconheci para onde quero ir. III é um avanço na minha identidade como compositor”.

No dia 1 de Fevereiro, Rui Massena vai levar o seu III ao palco do Coliseu do Porto.

Ana Ventura Ana Teresa Ventura trabalhou na Blitz durante dez anos e hoje podemos vê-la tanto em festivais de verão cobertos pela SIC, como na sua rubrica, M de Música do programa Mais Mulher, na SIC Mulher.

LEAVE YOUR COMMENT