Home Notícias Flak apresenta Cidade Fantástica

Flak apresenta Cidade Fantástica

Flak apresenta Cidade Fantástica
0

“Ao Sol da Manhã” é a primeira amostra do novo álbum

 

Depois de ter feito carreira nos Rádio Macau, de ter passado pelos Micro Audio Waves e de se ter estreado, a solo, com um homónimo em 1998, Flak está de volta aos álbuns: Cidade Fantástica, o seu segundo longa-duração vai ser editado no dia 19 de Outubro.

Trabalhado em estúdio com Benjamim, Cidade Fantástica tem como primeira amostra “Ao Sol da Manhã”, que pode ser encontrado aqui. Sobre a canção, conta Flak: “Enviei por engano uma demo de outra canção deste disco a um ex-aluno. Ele respondeu-me que lhe fazia lembrar o tipo de ambiente dos Mild High Club, banda que eu não conhecia. Fiquei curioso, fui ouvir o disco e no final apeteceu-me fazer uma canção pop com um toque de bossa-nova. Fui construindo uma sequência de acordes por cima de um riff de blues até ter a canção estruturada. A melodia é repetida com pequenas variações enquanto a harmonia vai mudando criando diferentes texturas.

Quando completei a melodia, e tal como fiz na maioria das outras canções deste disco, quis aproveitar a energia do momento e fazer imediatamente uma letra para a canção. Agarrei um livro de um dos montes que tenho à minha volta quando estou a fazer canções, abri-o numa página qualquer e calhou estar a letra do “Sitting on the Dock of the Bay” do Otis Redding. Aí pensei que era uma boa ideia transportar a baía de São Francisco para Lisboa à beira rio. E é um programa mais ou menos comum no meu dia-a-dia, ir dar uma volta junto ao rio, apanhar sol e ver os barcos passar.

Entretanto o Benjamim gravou um beat, o António Vasconcelos Dias gravou um baixo numa onda Motown, o Benjamim tocou em todos os teclados que estavam disponíveis e assim fomos fixando o arranjo, de uma forma espontânea, meio improvisada. Depois, todos cantamos, a Rita Laranjeira adicionou mais vozes, o Benjamim misturou e o Tiago Sousa masterizou”.

O novo disco do músico e produtor vai ter apresentação oficial no dia 6 de Outubro, no Teatro-Cine de Torres Vedras, e a 8 e 9 de Novembro, no Teatro Ibérico, em Lisboa.

 

Foto: Vitorino Coragem

 

LEAVE YOUR COMMENT